Dia Mundial do Consumidor

No dia 15 de março comemoramos o Dia Mundial do Consumidor Cliente, portanto, aproveito a oportunidade para ressaltar…

No dia 15 de março comemoramos o Dia Mundial do Consumidor Cliente, portanto, aproveito a oportunidade para ressaltar a importância da relação de consumo no segmento de tecnologia.

Esta pauta, por suas características intrínsecas de constantes atualizações, requer um exercício diário dos fornecedores de soluções para acelerar as iniciativas de inovação e atualização do setor.

De acordo com uma pesquisa, intitulada Brazilian Software Market Study – Overview and Trends 2022, o mercado de TI em 2021 cresceu 17,4% no Brasil, e 11% no mundo inteiro. Dessa forma, o mercado brasileiro de TI foi avaliado em US $ 45,7 bilhões no ano de 2021.

Já para 2022, de acordo com os dados produzidos pela Advance Consulting, especificamente no mercado brasileiro, era esperada uma alta de 23,4% em relação ao ano anterior.

Vale ressaltar que a referida alta teve como gatilho a crise acarretada pela COVID-19, que estimulou o setor na criação de soluções que preservassem o relacionamento de consumo entre as marcas e o seu público, dificultado sobremaneira pela necessidade de isolamento social.

Nessa perspectiva houve uma velocidade, no segmento de TI, para a entrega de ferramentas advindas de soluções tecnológicas dentro de cada especialidade e contexto do portfólio das marcas representadas.

No reboque desta crescente automatização, os serviços públicos municipais, estaduais e federais também perceberam a necessidade de se atualizarem junto a população servida por estes órgãos.

De acordo com pesquisa publicada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (Cetic) em julho de 2022, com dados coletados em 2021, os governos têm se tornado cada vez mais digitalizados, o que contribui para a redução da burocracia na entrega, melhor experiência do cliente – cidadão, e o menor número de servidores públicos em repartições.

Não restam dúvidas que as soluções digitais melhoraram o dia a dia dos clientes otimizando tempo, simplificando processos, eliminando a necessidade de presença física e, por fim, aproximando as marcas do seu público.

Outro setor que se destacou como facilitador de destas soluções digitais é o de startups e fintechs financeiras que usam a tecnologia de forma intensiva para oferecer serviços especializados, com diversos benefícios tanto para os usuários quanto para o sistema financeiro do país como um todo.

Quem não se recorda como era burocrático abrir uma conta corrente em uma instituição financeira? De acordo com o Blog Simply, o número de fintechs por conjunto de anos estava apresentado desta forma:

Antes de 2000: 20

2000 – 2010: 144

2011 – 2015: 306

2016 – 2022: 819

Vimos que a presente tendência nos aponta para uma realidade com grandes benefícios para a cadeia produtiva. Empresas e governos se tornam mais eficientes no que se propõem junto ao seu público e, sobretudo, permitem o acesso facilitado nesta relação cliente e tecnologia.

Contudo, é mister que, nesta relação, as empresas disponham conhecimento sobre segurança da informação e invistam para que, além de ágeis e desburocratizadas, as mesmas soluções digitais sejam seguras e funcionais para quem as utiliza.

E qual é o futuro desta relação cliente x setor de tecnologia? Melhor acesso aos menos favorecidos e anteriormente excluídos desta relação, melhor desempenho nas transações financeiras, melhor planejamento do tempo, melhores condições e acesso ao conhecimento dos produtos, entre outros.

Vamos descobrir como superar os vossos desafios sobre tecnologia?

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